Funcionários do INSS que atuam na Bahia entraram em greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (28). Ao todo, 140 postos de atendimento e sete gerências estão fechados em todo o estado.
A greve nacional de servidores do INSS começou na última quarta-feira (23). Na sexta (25), a categoria decidiu, em assembleia, que iria aderir ao movimento também no estado. Todos os atendimentos foram suspensos, exceto as perícias que estavam previamente agendadas.
Os servidores reivindicam o reajuste salarial de 19,9% decorrente dos últimos três anos sem a reposição anual. Eles também defendem a realização de concurso público para a carreira da Previdência Social, uma vez que a falta de quadro funcional no órgão está provocando o atraso de mais de 1 milhão de processos de aposentadorias em todo o Brasil.
O Portal MNews entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência (Sindprev), e eles informaram que para compensar o déficit de pessoal, será necessária a contratação de pelo menos 1.000 servidores.