A Bahia confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. A informação veio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nessa quarta-feira (13). O paciente é residente de Salvador e foi internado em um hospital particular com febre alta.
Além da febre alta, o paciente apresentou inchaço nas glândulas do pescoço e erupções pelo corpo. De acordo com a Sesab, o paciente está em isolamento domiciliar.
A Sesab também informou que pessoas que tiveram contato com com o paciente também estão isoladas e sob monitoramento. O teste foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do estado.
Outros dois casos suspeitos da Monkeypox, sem ligação com o confirmado aguardam resultado do exame laboratorial. O resultado será divulgado nos próximos dias.
Monkeypox é uma zoonose viral, erradicada em 1980. A infecção geralmente é dividida em dois períodos: A invasão, que dura entre 0 a 5 dias e apresenta febre, cefaleia, dor nas costas e mialgia.
A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A característica da erupção lembra a varicela ou sífilis. Pacientes com suspeita devem ficar em isolamento em um local com boa ventilação.