Um casal de indígenas foi agredido por policiais militares, durante uma festa, na cidade de Pau Brasil, sul da Bahia. No vídeo, divulgado nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21), é possível ver o momento em que a mulher é agredida.
As vítimas, identificadas como Priscila Xavier Lima e Douglas Silva de Menezes, foram agredidos na Praça da Feira, por volta das 1h, da última terça-feira (19), durante uma micareta que comemorava os 60 anos da cidade. O dia, que também é marcado pela luta dos povos indígenas no Brasil, se tornou palco de violência.
Veja vídeo:
A denúncia da agressão foi feita via twitter, com postagens de imagens gravadas no momento da agressão, por Fabrício Titiah, jovem liderança Pataxó HãHãHãe. Nas publicações, Fabrício desabafa: “Sempre tentam justificar uma violência a nós indígenas, não tem justificativa, é o ódio ao nosso povo. No dia q vcs chamam de “Dia do Índio” uma mulher indígena sofrendo violência policial”.
Em nota à polícia militar informou que estava patrulhando o evento, quando viram Douglas e Priscila arremessando garrafas de vidro no circuito da festa. Ainda de acordo com o órgão, os policiais foram até os indivíduos para realizar a abordagem, mas eles passaram a arremessar os objetos contra a patrulha e proferir palavras de baixo calão.
A PM também disse que nesse momento um dos policiais foi atingido e depois dos indivíduos resistirem a deixar as garrafas de lado, a polícia impediu utilizou o bastão para impedir a violência praticada pelos indígenas. De acordo com a polícia militar o casal foi conduzido até o hospital Arlete Magalhães e depois para a Delegacia Territorial de Pau Brasil para adoção das medidas legais.