A partir desta quinta-feira (01), a conta de energia elétrica na Bahia passará por alterações. Ela será entregue ao consumidor com dados detalhados sobre o consumo, custos, taxas e serviços cobrados pela concessionária.
O documento vai utilizar a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e) e um QR Code para verificar a autenticação digital. De acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), as alterações seguem as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendeira (Confaz), válidas para todas as distribuidoras do país.
Ainda segundo o órgão, a nova conta detalha o valor das tarifas (de energia e de uso do sistema de distribuição), além de informações sobre os impostos federais (PIS/Confins) e o estadual (ICMS). Os dados da fatura anterior eram exibidos em três colunas. Na nova fatura, serão exibidos em dez.

Conforme a empresa, o item Conta Contrato da versão antiga, será substituído por “Código do Cliente” na parte superior do documento. Nesse sentido, o número vai permitir o acesso às informações pessoais nos canais de atendimento da Coelba.
Para facilitar a leitura, o documento também vai ter uma fonte maior e um campo para exibir informações sobre medidor de consumo foi acrescentado. Além disso, o quadro que mostra avisos de débito foi ampliado. A entrega das faturas continua nos formatos impressos, e-mail e nos canais de atendimento da companhia.