O prefeito Juarez Oliveira (PP), da cidade de Itapebi no Sul da Bahia, viralizou após ser filmado arrastando um idoso sem roupa no chão. No vídeo, o prefeito estava acompanhado de dois homens que entraram no quarto onde o idoso estava deitado sem roupa e carregaram para fora do cômodo, deitaram no chão e jogaram um balde de água nele.
Um dos homens seria filho do idoso. A família de Zé afirmou que o que aconteceu foi uma brincadeira. Segundo os parentes do idoso, ele e o prefeito são amigos há mais de 15 anos. No vídeo, a vitima identificada como Zé chegou a pedir: “pelo amor de Deus”, e o prefeito respondeu: “sua doença é banho”.
Após a repercussão negativa, Juarez publicou um vídeo em seu Instagram para explicar o ocorrido “Olá, comunidade. Saiu um vídeo aí na rede social, eu brincando com Seu Zé, na casa dele ontem, dando banho nele, o filho dele que filmou brincando e soltou o vídeo. E aí, algumas pessoas que querem fazer política porca, soltaram esse vídeo na rede social. Seu Zé está aqui e vai falar do vídeo”, explicou o político.
Mesmo assim, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) está avaliando se o prefeito cometeu violação ao Estatuto do Idoso.