Na manhã desta quinta-feira (11), um grupo de manifestantes realizaram um ato em defesa a democracia. A manifestação aconteceu no Campo Grande, em Salvador.
O protesto acontece em todo o país em comemoração aos 45 anos da leitura do manifesto em defesa do Estado democrático de Direito de 1977. O manifesto denunciou a ditadura militar, e o cerceamento de direitos no regime autoritário.
A ativista Diva Santana foi responsável por ler a carta em favor da democracia. Em São Paulo, o documento foi lido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Os manifestantes em Salvador devem seguir até a Praça Castro Alves, local onde o protesto será finalizado.
A Superintendência de Trânsito de Salvador informou que o ato está sendo acompanhado pela Polícia Militar. Cerca de 894 mil pessoas assinaram o documento “Carta às Brasileiras e Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”. Após os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas e o sistema eleitoral brasileiro, o documento foi lançado.