O ex-ministro da cidadania e candidato ao governo da Bahia João Roma (PL) disse em entrevista a TVE que as políticas realizadas nos 16 anos de governo do PT são as responsáveis pelo retorno da fome na Bahia.
Segundo a Organização das Nações Unidas, O Brasil voltou ao mapa da fome em 2022. Em 2015, o Brasil tinha conseguido sair dessa classificação. Para Roma, a ineficiência do governo do PT não conseguiu diminuir a quantidade de pessoas que estão na faixa de pobreza e extrema pobreza.
Ele garantiu que por essa razão, o governo de Jair Bolsonaro criou o Auxílio Brasil. “Hoje o programa garante o mínimo de R$ 600 que faz toda a diferença para a família necessitada colocar comida dentro de casa”, afirmou.
Caso eleito, João Roma prometeu a criação do programa “Auxílio Bahia” para ser um complemento de renda para o cidadão necessitado, “e que sabe onde o calo aperta”, possa trabalhar e melhorar suas condições.
João Roma também criticou o programa Fome Zero, iniciado no governo Lula. De acordo com Roma, o programa não deu certo. “As gestões petistas sempre governaram de costas para o setor produtivo, não garantindo meios para que as pessoas empreendam e gerem empregos”.