O candidato a governador da Bahia João Roma (PL), negou o retorno do Brasil ao mapa da fome. Em entrevista à Rádio Mix FM, o ex ministro de Jair Bolsonaro disse que é mentira afirmar que milhões de brasileiros passam fome.
“Não é correto afirmar que mais de 30 milhões de brasileiros passam fome, pois, isso não é a realidade. Além disso, hoje nós temos um programa social que, diferente da época do PT, chega a mais de 20 milhões de famílias brasileiras, pagando o mínimo de R$ 600. Então, por si só, os dados já comprovam que isso (a volta do Brasil ao Mapa da Fome), não condiz com a realidade”, afirmou.
O relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), diz que o Brasil retornou ao Mapa da Fome, com 4,1% da população afetada pela fome crônica. Essa porcentagem equivale a 61 milhões de pessoas que não têm certeza de quando vão fazer a próxima refeição e sofrem com a chamada insegurança alimentar.
O candidato ainda reforçou que a afirmação se trata de uma narrativa de esquerda “O que se observa é que zeramos a fila do programa social. São dados de uma narrativa que não condiz com a realidade do nosso Brasil. Se tivesse 30 milhões de pessoas passando fome no Brasil, ninguém poderia andar na rua”, afirmou João Roma.