Ao longo do mês de março choveu 330 mm, cerca de duas vezes mais do que a Normal Climatológica esperada que é de 156,8 mm, dado aferido pela estação pluviométrica de referência em Ondina. A marca do acumulado de chuvas de março de 2022 foi superada há 18 anos, em 2005, quando em igual período choveu 349,4mm.
No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, do Inmet, então o único existente na cidade. As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
Previsão – A previsão para o final de semana é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas de intensidades fraca a moderadas, podendo ocorrer a qualquer hora dia. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Boletim – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 28 solicitações até às 16h30 desta sexta-feira (01/04). Foram sete ameaças de desabamento, quatro ameaças de deslizamento, quatro árvores ameaçando cair, uma avaliação de área, sete avaliações de imóveis alagados, um desabamento parcial, um deslizamento de terra e três orientações técnicas.