Nesta sexta-feira (30), a operação de teste do BRT foi iniciada em Salvador. O serviço funcionará inicialmente de forma gratuita, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O intervalo das viagens será de três minutos; no sábado cinco minutos, e no domingo dez minutos. O BRT contará nessa primeira etapa, com 10 ônibus do transporte público, sendo um elétrico. Os coletivos vão fazer cerca de 300 viagens por dia, e vão circular entre as regiões do Shopping da Bahia e o bairro da Pituba.
No sábado (01), será iniciada a operação assistida, e a liberação do trecho 3 do novo modal, localizada entre o Parque da Cidade e o Posto Namorados, na Pituba. O processo será acompanhado em tempo real por um Centro de Controle Operacional (CCO), composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais.
Os veículos do BRT trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias. As concessionárias que operam o sistema convencional de ônibus são as responsáveis por conduzir o BRT. O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, com um total de 44 ônibus rodando. Oito desses ônibus serão elétricos.