Os alunos que retornaram para as salas de aula da Escola Municipal do Ensino Fundamental Bom Jesus, em Alcobaça, extremo sul baiano, foram surpreendidos com as péssimas condições na estrutura da unidade. Há um mês, eles foram colocados em salas improvisadas na varanda da escola.
Os pais dos alunos denunciam que em algumas turmas as professoras colocam 22 crianças em um espaço que só cabem 5 e afirmam que a cada dia apenas 11 estudam. Além do local apertado, as crianças também convivem com o calor, já que não tem ventilador nem ar-condicionado para refrigerar o ambiente.
Ainda conforme os pais, a reforma na unidade foi iniciada na semana passada e as crianças foram remanejadas para uma pousada onde os quartos são muito pequenos, com salas de 8 m2. O corredor tem apenas 70 centímetros e caso ocorra uma emergência, as janelas estão bloqueadas com grades.
O Conselho Municipal da Educação emitiu um ofício pedindo a suspensão imediata das aulas diante da falta de estrutura. O documento pede a transferência para outro local que atenda as mínimas necessidades de ensino. O documento foi enviado para a Gabinete do Prefeito Zico de Baiato, Secretaria de Educação Municipal, Sec. de Ação Social, Ministério Público, Secretaria de Saúde da cidade, além da Câmara de Vereadores e direção da EMEF Bom Jesus. A Prefeitura de Alcobaça ainda não se pronunciou sobre o caso.