Entre sexta-feira (05) e domingo (07), a Operação Sílere que reúne órgãos da prefeitura e do governo do Estado apreendeu equipamentos de som. Setenta e cinco equipamentos foram apreendidos durante a operação.
A ação foi em conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Transalvador e as polícias Militar e Civil. 401 fiscalizações aconteceram durante a operação. Nos bairros da Boca do Rio e Uruguai, a polícia apreendeu dois equipamentos de veículos que promoviam atividade sonora em uma área pública e sem autorização da prefeitura.
No bairro do Uruguai, um dos veículos reuniam pessoas ao redor do carro, em uma festa do tipo “paredão”. Os agentes do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) realizaram o recolhimento do equipamento e encerrou a festa irregular.
De acordo com a Lei Municipal 5.354/1998, somente é permitida a emissão de ruídos com níveis acima de 70 decibéis das 7h às 22h, e acima de 60 decibéis das 22h às 7h. Em caso de poluição sonora, a denúncia pode ser realizada através do Fala Salvador, no número 156, e também através do aplicativo Sonora Salvador. O aplicativo está disponível em celulares com sistema Android.