A Polícia Civil e a Neoenergia Coelba, realizaram uma operação de combate ao furto de energia na Zona rural de Santa Cruz Cabrália. Durante a operação, equipes técnicas da distribuidora removeram 7 ligações irregulares em fazendas da região.
As fazendas cultivavam pimenta do reino, café e banana. Na operação, a polícia conduziu quatro pessoas a delegacia. Os acusados deverão responder a um inquérito policial sobre furto de energia cuja pena chega a oito anos de reclusão.
Oito equipes da Coelba participaram da operação, além de policiais civis e profissionais da polícia técnica. As ligações irregulares estavam conectadas na rede elétrica da distribuidora. A utilização em sua maioria, eram para a realização do funcionamento de bombas d’água.
Em resumo, a operação conseguiu recuperar 334 mil quilowatt-hora (kWh) suficientes para abastecer 3 mil residências no período de um mês. Contudo, para a identificação da infração, a distribuidora de energia utilizou softwares associados a sensores inteligentes. Isso é, os sensores controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição. Dessa forma, facilitou as ações de investigação.
Além disso, a Coelba alerta que gato de energia representa risco para a segurança de quem realiza e principalmente a população em geral. Em outras palavras, o ato causa interrupção do abastecimento de energia elétrica. Por ser um crime, a denúncia pode ser feita de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Coelba na sessão serviços, e ir até a aba Denúncia de Irregularidade.