A Polícia Federal cumpriu uma operação nesta terça-feira (05), contra fraudes em um programa nacional de habitação. A polícia está investigando servidores públicos, que tem mandados em aberto na cidade de Juazeiro, norte da Bahia.
São 16 mandados de busca e apreensão na Bahia e também em Pernambuco. Sete funcionários públicos da cidade de Petrolina, cidade próxima a Juazeiro foram afastados. A operação é batizada de Tempo Perdido, e identificou que os servidores fraudavam processos de concessão do Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.
Os servidores beneficiavam parentes e pessoas próximas. Segundo a polícia, eles também comercializavam as unidades habitacionais. As fraudes ocorreram entre junho de 2020 e julho de 2021. Conforme a PF, houve falsificação de documentos e fornecimento de informações inexistentes. Os fraudadores também negligenciavam as condições para que os imóveis fossem concedidos, de forma consciente.
A Polícia Federal estima que as fraudes tenham gerado o prejuízo de R$ 17 milhões aos cofres públicos. Os envolvidos devem responder por crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação e fraude contra o sistema financeiro.