O SBT demitiu Leo Lins, de 39 anos após o humorista fazer uma piada em que cita o Teletom e uma criança com hidrocefalia. Dessa forma, ele deixa o quadro de integrantes do programa The Noite.
Hidrocefalia é o nome dado a uma doença em que ocorre acumulo de líquido dentro da cabeça, entre o osso do crânio e o cérebro. Durante um show de stand-up, Lins disse que acha legal o Teleton pois o programa ajuda muitas pessoas.
Em seguida, ele relata que viu um garoto do interior do Ceará com hidrocefalia e completa: “O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e todos estão felizes e tomam banho” , disse Leo Lins.
Em nota, a AACD publicou uma nota de repúdio nas redes sociais e destacou que o artigo 88 do código penal prevê multa e prisão para quem praticar, induzir ou incitar discriminação da pessoa por sua deficiência. A instituição ainda disse aguardar um pedido de desculpas.
Leo Lins não se manifestou sobre a demissão, mas disse em seus stories estar sofrendo com ataque de haters após a viralização do vídeo. Ele compartilhou o xingamento de um internauta e escreveu: “Todo o amor da cultura do cancelamento”.
Lins acumula polêmicas com piadas preconceituosas. Ele se envolveu em polêmica com a influenciadora Thais Carla realizando piadas gordofóbicas. Ele também fez piadas transfóbicas, piadas com avião da chapecoense que caiu, além da tragédia no Japão em 2011 envolvendo terremoto, tsunami e acidente nuclear.