O Festival Literário Nacional (FLIN), acontecerá do dia 9 a 11 de junho, no Ginásio Poliesportiva de Cajazeiras, em Salvador. Com mesas redondas, Atividades para crianças e shows, o evento tem o objetivo de refletir sobre as diversidades sociais e culturais a partir da leitura.
Retornando a Cajazeiras, o bairro de maior população da América Latina, o festival é gratuito e reúne todos os públicos interessados em literatura. São esperados no FLIN, nomes como Rita Batista, Bixarte, Baco Exu do Blues, Itamar Vieira Junior, Thiago Banha, Aurita Tabajara e Micheliny Verunschk.
Com a temática “Diversas Leituras e Novos Caminhos”, o festejo é organizado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Nos três dias de festividade, são esperados mais de 15 mil pessoas. O Ginásio Poliesportivo tem uma área de mais de três mil metros construída, na quadra, com capacidade para mais de duas mil pessoas, será dividida nos palcos Arena e Tenda, onde conterão as mesas literárias, conversas e os shows.
Já na área externa, acontecerão as oficinas e apresentações no chamado Rótula Cultural. Com capacidade para mais de 7 mil pessoas, o espaço foi criado especialmente para os artistas de Cajazeiras. Com a diversidade cultural, traz talentos do Slam, da dança, poesia e música.
Nos três dias de FLIN, as atividades são divididas em diversos espaços. No primeiro dia, a mesa de abertura é uma conversa entre a jornalista Rita Batista e o rapper baiano Baco Exu do Blues. Ainda no dia 09, o escritor de “Coração em outra América”, Evanilton Gonçalves e a poeta Rita Santana dialogam sobre como as liberdades estão em ameaça.
No segundo dia de FLIN, Itamar Vieira Junior, premiado escritor de “Torto Arado”, vem para refletir os impactos de nossas ações no futuro. A mesa “Onça que ruge, onça que fala”, terá uma palestra com a escritora cearense Auritha Tabajara e a escritora Micheliny Verunschk. A tarde, acontece o sarau no JACA, conhecido centro cultural de cajazeiras e o show do rapper Hiran de Alagoinhas (BA) e pagotrap com Guedez.
No sábado (11), terá uma mesa sobre pessoas trans e a literatura, com a poetisa e cantora Bixarte, o escritor Esteban Rodrigues, com mediação do poeta Alex Simões. Tiago Banha e a apresentadora Luana Xavier, vem garantir que a leveza se instale, em dialogo sobre o riso e seus limites. Para encerrar em grande estilo, a banda Afrocidade sobe no palco principal da FLIN.
Durante o festival, o projeto Boca de Afofô, um podcast com transmissão ao vivo no canal do youtube @fpedrocalmon, reunindo muitos artistas de várias áreas em um papo descontraído. Além de oficinas de arte visual periférica, customização de turbantes, escrita criativa e fotografia com celular.
Serviço:
O quê? Festival Literário Nacional (FLIN)
Quando? 9 a 11 de junho, a partir das 9h
Onde? Ginásio Poliesportiva de Cajazeiras