O número de ocorrência de pessoas pelo mundo contaminadas pela varíola dos macacos (Monkeypox) acendeu o sinal vermelho. Só no Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 76 casos da doença até o último domingo (03). Desse total, um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.
Por isso, o Portal MNews separou algumas orientações do que fazer quando for infectado e como se prevenir.
Como ocorre o contágio entre humanos?
Através de contato direto com secreções respiratórias, lesões na pele ou fluidos corporais de um infectado. O contato com superfície e objetos recentemente contaminados também facilitam a transmissão. Por isso é importante o uso de máscaras e a limpeza contínua de superfícies e mãos.
Quais os principais sintomas de uma pessoa infectada?
Febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. Após o aparecimento da febre, em três dias o paciente desenvolve erupção cutânea que se inicia no rosto e se espalha para outras partes do corpo.
O que fazer em caso de suspeita?
O paciente deve se isolar em um local com boa ventilação. Desse modo, ambientes como banheiro e cozinha devem permanecer com janelas abertas e lavar as mãos várias vezes ao dia. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal, alimentos, talhares, ou roupas de cama. Os itens só podem ser utilizados após higienização.