O ator baiano Fabricio Boliveira se juntou com outros moradores do bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e questionou a obra que acontecia na escadaria de uma igreja.
Segundo Fabricio e moradores, o operário teria quebrado pedras históricas. Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, o ator aparece ainda questionando a obra para um homem que seria supervisor da reforma.
Veja Vídeo:
As pedras danificadas pertencem a escadaria de acesso a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O imóvel fica em uma área histórica, cercada de vários casarões antigos, na rua Direita do bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. A igreja foi construída em 1726.
A obra, barrada pelos moradores, é da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e não teria autorização do IPHAN para retirar as pedras da igreja.
O Portal MNews entrou em contato com IPHAN. O Superintendente do órgão na Bahia, Bruno Tavares, disse que o IPHAN soube do problema. Ainda segundo Bruno, equipes de fiscalização do IPHAN foram até o local e interditaram a obra. “O Iphan não havia autorizado a retirada das pedras da escadaria. Havia recomendado em visita técnica anterior a restauração. No entanto, sem a devida autorização, a empresa contratada pela Conder iniciou a remoção à revelia do Iphan”, disse Bruno Tavares.